Menu
Carrinho 0
Ir para loja

Composteira Doméstica!

Por Casa quetem em

Eu tenho, eu indico!!!

Vocês sabiam que 50% do lixo que vai para os aterros sanitários no Brasil é de LIXO ORGÂNICO? Todo esse lixo em sacos plásticos e misturado com os demais materiais não é decomposto de maneira saudável e libera muito gás metano!

Nós podemos, de maneira simples, ajudar nesse processo. Vou contar aqui a minha experiência.

Tenho uma composteira doméstica da MORADA DA FLORESTA, a famosinha Humi https://loja.moradadafloresta.eco.br/compostagem/humi/composteira-humi/0306010101105-composteira-domestica-humi-cinza

 Foi desenvolvida após anos de compostagem e testes. O design, além de ser linda, é feito para facilitar a nossa vida! Vamos entender como funciona:

Todo material orgânico descartado vai para composteira, ela vem com um manual do que pode e do que não pode! A regra básica é: vem da natureza? Então pode!!!! Os cítricos em menor quantidade. Toda matéria descartada precisa ser coberta por uma serragem para não dar cheiro. E pronto, as minhocas fazem todo o trabalho, e a gente colhe o benefício, para o meio ambiente e o melhor adubo do mundo: o chorume e o húmus. Não é incrível???

Como aconteceu aqui em casa:

Ganhei minha composteira de aniversário de amigas queridas, morava na época em apartamento e descobri que as minhocas não podiam ficar em local onde batia Sol, fiquei preocupada pois o único lugar que me restou foi a sala de estar, ao lado do sofá. Segui firme. Montei a composteira com a ajuda de uma amiga, preparamos a terra, colocamos as minhocas e comecei o meu descarte exatamente como orientado. Tenho dois filhos que iam todos os dias procurar as minhocas, e diariamente abriam a torneira para ver se já havia produção de chorume, eles chamavam carinhosamente de “xixi de minhoca” rsrs. Demorou um pouco mais de um mês, mas agora que está produzindo, não para mais!!!! De três em três dias eu tiro aproximadamente 500ml. Como esse chorume precisa ser bem diluído (1/10) acabo doando toda semana para amigos e parentes e as plantinhas agradecem!!!

Aqui ainda não tive grandes problemas, cobrindo bem a matéria orgânica não tem cheiro, não tem moscas, nadinha!!!! Ela ficou na sala por muito tempo e não atrapalhou em absolutamente nada. O único probleminha que tive foi que o húmus entupiu minha torneira, e as minhocas estavam tentando fugir da composteira, em uma hora resolvi o problema e vida que segue no meu ecossistema caseiro.

O que mudou na minha vida: passei a consumir mais frutas e legumes, pois a gente consegue enxergar melhor o que comemos, quanto comemos. Fiquei mais atenta à minha produção de lixo e sim, bateu um peso na consciência quanto ao plástico (que acabou sendo o item mais descartado em casa), passei a usar guardanapos de pano, canudos de metal e penso bem antes de comprar qualquer coisa que venha embalada em plástico. Meus filhos aprenderam que o lixo não some simplesmente como num passe de mágica, estão vivenciando o processo natural de compostagem e entendendo a diferença dos lixos (muitas vezes querem colocar lixos não orgânicos na composteira), ou seja, uma super aula para eles. Parei de comprar e gastar com adubos. Meu lixo de casa não fica mais com cheiro ruim.

Algumas pessoas que vieram me visitar ficaram curiosas, viram como funciona, a praticidade e benefícios e acabaram comprando também, isso me deixa MUITO feliz.

Espero que esse post encoraje mais pessoas a aderirem à idéia!

 

SANDRA ORPINELLI

Arquiteta e Design de Interiores

 @SANDRAORPINELLI_ARQUITETURA

Para casaquetem


Compartilhe este post



← Post anterior


0 comentários

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Instagram

ll