Vocês perceberam que a metragem dos apartamentos está diminuindo cada vez mais? Principalmente nas grandes cidades, onde os anúncios de muitos lançamentos de imóveis chegam a informar 18m2!
Na Europa nem chega ser uma surpresa. Em Paris, por exemplo, é comum você conhecer alguém que more num studio de 20m2 e achar tudo muito normal.
Os mini apartamentos com áreas de 20 ou 30 metros quadrados, geralmente considerados demasiado pequenos para ser confortável, se tornaram uma tendência na maneira de morar. E ultimamente tenho visto inúmeros exemplos que contradizem a falta de conforto!
Para isso é importante que haja uma distribuição inteligente da planta, boas soluções de armazenamento e muita, mas muita luz natural.
Separei algumas dicas legais para quem tem um espaço pequeno, ou não tão pequeno assim.
Espaços integrados podem ser a solução para diminuir a sensação de aperto comum aos ambientes muito compartimentados. Receber os amigos numa sala e cozinha integradas, além de ficar mais gostoso, faz com que o campo de visão seja ampliado. Uma mini cozinha fica muito mais agradável quando você consegue conversar com alguém que está na sala, ou avistar a sua hortinha do terraço e poder escolher seu tempero preferido enquanto cozinha!
Organização e desapego são palavras chave para quem vive em pequenos apartamentos!
A melhor forma de abrir espaço é se desfazer dos objetos e roupas que você não usa nunca. Acumular objetos não ajuda em nada e acaba não sobrando lugar para as coisas realmente essenciais ou mais amadas.
Além disso, uma planejamento inteligente na hora de montar armários, estantes e prateleiras pode ser o toque de mestre para deixar o lugar organizado e super charmoso. Lembrando que as paredes podem ajudar! Vale usar móveis suspensos, liberando espaço para circulação.
Os espaços diminuem, mas a criatividade aumenta na mesma medida!